-
Arquitetos: Behet Bondzio Lin Architekten
- Área: 6340 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:YuChen Chao Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Todos os volumes da igreja são construídos com a esperança de interpretar a perspectiva da doutrina cristã no mundo (weltanschauung em alemão). A Igreja Tamkang enfatiza a eternidade, universalidade e comunidade. Por causa da dificuldade de adquirir direitos à terra e da aglomeração de espaços metropolitanos em Taiwan, a arquitetura religiosa neste país muitas vezes deve enfrentar a distância entre o homem e o céu causada pela massa vertical dos edifícios. Ao contrário das igrejas europeias que são capazes de criar santidade através da estrutura, espaços elevados e iluminação cênica entre o nível do solo e a cobertura, a Igreja Tamkang também precisou enfrentar o desafio de cumprir os códigos de construção e os requisitos de verticalização nos espaços da igreja.
Construir um lugar santificado que abraça o amor e a compaixão dentro da sociedade é o objetivo mais crítico no projeto da Igreja Tamkang. A arquitetura das catedrais costuma usar a forma cruciforme como elemento principal para organizar seu espaço; o conceito da Igreja Tamkang também é baseado na cruz, mas em um sentido mais amplo. Ela entrelaça a vida das pessoas através das celebrações da igreja e sua vida cotidiana e traz a natureza para a vida na cidade.
O terreno está localizado no lado norte da ilha de Taiwan, Danhai em New Taipei City, que é uma cidade ventosa e chuvosa no litoral. O volume enfrenta as duras condições desta orla marítima e abraça a bela paisagem. Embora as paredes espessas e personalizadas de dupla camada possam ser usadas como um elemento arquitetônico que regula o clima, elas também desempenham o papel de entrelaçar vidas dentro do espaço.
As igrejas em Taiwan assumem um papel diferente na sociedade em relação às da Europa. O pastor Juang da Igreja Tamkang disse uma vez que esta seria uma igreja onde qualquer pessoa seria bem-vinda, e ele queria colocar o foco em seu papel de bem-estar social – sob a premissa de reconhecer que “todo mundo é pecador” e “ninguém é perfeito”, ajudando a remediar os defeitos da sociedade. Assim, a Igreja Tamkang oferece mais da metade de suas instalações para serem usadas como centro de bem-estar social, enfatizando a comunicação, mas não a hierarquia, a segurança, mas não a distância. A arquitetura deve refletir sobre sua responsabilidade social, carregando a cruz de servir esta terra.